Wikipedia

Resultados da pesquisa

domingo, 19 de novembro de 2017

A PROFUNDIDADE DA FÉ


A PROFUNDIDADE DA FÉ DA BASE ATÉ O TOPO
Gêneses 22..1-13



Gênesis 22. 1-13


E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

Deus coloca a prova aqueles que ele ama, para depois aprova-los e nos versículos acima podemos comprovar isto quando deus prova a Abraão, mas se fossemos medir qual seria o limite ou dimensão desta prova? Quando Deus chama Abraão ( v.1) ele responde prontamente ao chamado de Deus, "Eis-me aqui" e deus prossegue, tome o seu filho a quem você ama, sacrifique-o no monte onde te indicarei, Deus coloca a fé de Abraão a uma prova, muito profundo da base até o topo, uma posição bem delicada, uma prova de abalar a  fé de qualquer pai que ama profundamente a seu filho, mas Abraão sabia muio bem que seu amor devocional e absoluto acima de todas as coisas as primícias são de Deus. 
Mas o que a Bíblia menciona a respeito a FÉ?, diz que "Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11.6) e que existe um grau de muita importância, para que se conseguir conquistar a "confiança" de Deus, adquirindo a fé. E para adquirirmos esta fé precisamos de um aditivo que possa pulsiona-la e ativa-la, colocar em ação o verbo "CRER", "E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." ( Marcos 9.23 ).A convicção de uma certeza de que tudo vai acontecer e tudo dará certo.
E Abrão tinha esta convicção em seu coração e sua fé era motivada e impulsionada pelo crer, pois conhecia o seu Deus,nós podemos observar isto no capítulo 12 de Gênesis, das promessas de Deus para Abraão.
Abraão conhecia a Deus, e nós podemos afirmar que conhecemos a Deus?, podemos realmente afirmar com certeza e convicção? Em uma ocasião ouvindo uma pregação do Pastor Hernandes Silva ele dizia que alguém era convicto em mencionar e afirmar que conhecia a Deus, então o pastor lhe propôs que se realmente conhecesse  a Deus,fosse até as areias da praia e com a mão fizesse uma concha e a enchesse de areia, coloque esta quantia de areia em um pedaço de vidro em uma superfície plana e depositasse ali a areia e comece a contar quantos grãos de areia continha ali e quando você tiver contado a quantia exata de grãos de areia e me der o resultado, aí sim começarei a acreditar que você esta começando a conhecer a Deus.  
Abraão havia tido um contato com Deus como já foi citado anteriormente e Deus havia lhe feito promessas a ele,“E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: A tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.” (Gênesis 12.7) e que ele herdaria toda aquela terra um lugar de prosperidade escolhida pelo próprio Deus.“E far-te-ei uma grande nação...” (Gênesis 12.2), e dele sairia uma grande nação abençoada pelo Deus da provisão. As bênçãos de Deus são para todos aqueles que estão em aliança com Ele, Abrão não teve tempo nem para pensar ou tão pouco questionar a Deus referente aquele pedido que creio que mesmo doendo em seu coração de pai, seguiu as determinações impostas por Deus, não deu espaço para a duvida interferir no seu relacionamento com Deus e nem abalar a sua fé, pois se isto ocorresse iria  gerar medo,desespero e aflição, mas deixou-se ser impulsionado pelo crer que impulsionou e acionou a sua fé. Quantas pessoas colocam a duvida e rejeita ser impulsionada e acionada pelo aditivo do verbo crer falindo a sua fé por não acreditar nas promessas de Deus para suas vidas, sendo alcançadas pelo desânimo, angústias e depressões, porque duvidaram e continuam duvidando de Deus, não conseguem esperar o momento de Deus agir em suas vidas. 
 Abrão prosseguiu em tudo o que Deus lhe havia ordenado, levando consigo seus dois cervos o jumentinho e todo o material necessário para o holocausto, e ao seu lado o amado filho Isaque, seguindo para o local ha uma distância de três dias de viagem, até a montanha onde Abraão iria sacrificar Isaque para sacrifício no Monte Moriá. E chegando ao local despediu-se de seus cervos ficando ali também o animal de carga, apanhou o material necessário e disse a seus cervos que após  adorarem a Deus  ele e Isaque retornariam, homem possuidor de uma fé sem igual a certeza e convicção de que Deus de uma forma ou outra o  iria restituir e suprir, Jeová Jireh o Deus provedor,ao qual Abraão confiava  piamente em suas promessas,pois o que Deus promete Ele cumpre,Deus é fiel.
E a caminho do holocausto o jovem Isaque faz uma observação bem significativa e pergunta ao pai; "Meu pai" e Abraão responde: "sim, meu filho!, já a brasa e a lenha aqui estão, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?" Uma excelente observação feita pelo jovem Isaque a seu pai Abraão, quem saiba neste momento a angustia tenha sido profunda a Abraão ao fitar bem dentro dos olhos de seu filho para responder a pergunta do filho, mas a resposta foi "Deus há prover", meu nobre leitor ou leitora Deus conhece o profundo de nossas angústias, não temas, não duvides, mas confie em Deus, que proverá o melhor para você, Abraão tinha esta certeza e convicção ele cria no Altíssimo e a  poderia descansar nas sombras das suas asas, ali estaria seguro(a) e que tudo e todos estão em sua mãos, mantenha firmes nas promessas, mantenha firme em sua fé motivando-a e deixe que ela seja impulsionada pelo crer, pois tudo é possível ao que crer e sem fé será impulsivo agradar a Deus e Abraão manteve-se firme e o milagre aconteceu, construiu o altar para o sacrifício no local onde Deus o havia indicado(v.9) e sobre ele colocou a lenha, amarrou Isaque seu filho e o colocou sobre o altar, em cima da lenha, a Bíblia não menciona nenhum gesto contrário de Isaque quanto
ao que seu pai estava fazendo em oferece-lo como sacrifício vivo a Deus, e quando Abraão estendeu a sua mão e pega a faca para sacrificar seu filho (v.10), o Anjo do Senhor o chama do céu, "Abraão! Abraão! a resposta de Abraão é instantânea e imediata, "Eis-me aqui!, Não toques no rapaz, disse o Anjo do Senhor, não lhe faça mal.

Abraão temia e amava  a Deus e o obedeceu porque era um cervo obediente e convicto em seus ideais e propósitos  para com Deus uma fé inabalável, uma fé acionada e impulsionada pelo crer, mesmo amando seu filho, seu único filho não deixou de atender o pedido de Deus em sacrifica-lo em holocausto a Deus. Abrão levantou os seus olhos e viu que atras dele preso com os chifres no arbusto havia um carneiro que seria usado para o sacrifício,Deus havia suprido e Abraão ofereceu o animal em holocausto a Deus em lugar de seu filho Isaque.

Após o que foi lido acima, você consegua imaginar a intensidade de confiança que Abraão depositou em Deus, pois as bençãos de Deus são para todos  daqueles que estão em aliança com Deus e o que Deus promete ele cumpre, não i,porta o que venhamos a passar, se é enfermidade, aflições, desilusões, depressões e etc..., confie no Senhor e tudo fará,  na hora e no tempo certo. Acaso você consegue contar quantas estrelas contem no céu,você consegue contar quantos grãos de areia há nas areias da praia, Deus sabe a quantia certa porque para ele não existe infinito ou alguma causa impossível que não possa resolver, da mesma forma são as proporções das bençãos de Deus para nossas vidas, Deus havia prometido uma benção tal, sem medida para Abraão e ele creu e Deus o provou e o aprovou, faça deste exemplo um exemplo para sua vida e creia nas promessas do Senhor.Que o Senhor continue abençoando poderosamente  vossa vida.
Por: Capelão Pastor Benedito Ribeiro - novembro de 2017.
Presidente e idealizador da UNIPAZ - Capelania Internacional Unidos pela Paz em Curitiba-PR - Brasil - Bel.Teologia
Membro da 2ª.IPR em Curitiba_PR



"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus."

                                                                                                Mateus 5.9
Versículo chave da UNIPAZ para nossas vidas.

“BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS”

 Profª Drª Marysia Mara Rodrigues do Prado De Carlo


O Brasil é o antepenúltimo, dentre 40 país avaliados, em ranking de qualidade de morte! Segundo a pesquisa, no entanto, um aumento na disponibilidade de tratamento paliativo – principalmente realizado em casa ou pela comunidade - reduz gastos em saúde associados a internação em hospitais e tratamentos de emergência. (BBC, 14/07/2010) Políticas Públicas e os Cuidados Paliativos (*Pesquisa realizada pela consultoria Economist Intelligence Unit, do jornal britânico “the Economist”).Com o aumento do número de pessoas morrendo de doenças crônicas e progressivas, vem aumentando também o percentual de doentes em estado terminal nos hospitais ou em seus domicílios. Essa nova realidade vem exigindo dos profissionais da saúde não apenas a construção de novas perspectivas, métodos e técnicas, mas também um novo olhar sobre os processos de adoecimento em condições crônico-degenerativas, enfocando o atendimento em Cuidados Paliativos.
 BENEFICÊNCIA - Evitar submeter o paciente a intervenções cujo sofrimento resultante seja muito maior do que o benefício eventualmente conseguido. NÃO-MALEFICÊNCIA - Evitar intervenções que determinem desrespeito à dignidade do paciente como pessoa. AUTONOMIA - O exercício do princípio da autonomia deve ocorrer de uma maneira evolutiva e com a velocidade adequada a cada caso, em razão da dificuldade e abrangência de tal decisão, mesmo para aqueles que não estejam emocionalmente envolvidos. Em nenhum momento, essa decisão deve ser unilateral, muito pelo contrário, ela deve ser consensual da equipe e da família. Profª. Maria Elizabeth Urtiaga
http://www.cremesp.org.br/pdfs/eventos/eve_26052014_135442_Bioetica%20e%20Cuidados%20Paliativos%20-%20Marysia%20Prado%20de%20Carlo.pdf
Adicionar legenda

CUIDADO COM AS CARTEIRADAS

Todo visitador do serviço de capelania voluntária ao adentrar em alguma instituição, deve lembrar que ali existe normas e regras que devem ser respeitadas e acatadas quando em ofício no serviço ministerial em capelania. Você está ali para compartilhar amor e não contentas ou intrigas, caso haja alguma dúvida procure o setor responsável pela visitação e exponha o caso ao mesmo e tudo será resolvido em plena harmonia. E faça uso de seu crachá el local visível.
RESPEITE AS INSTITUIÇÕES DE INTERNAÇÕES COLETIVAS





Capelão Pastor Benedito Ribeiro e Missª. Ivonete Ribeiro
 UNIDOS PELA PAZ E VOCÊ EM CRISTO JESUS
 s2sobrinho@gmail.com (41) P8525-0000
 "A alegria no coração aformoseia o rosto" Pv 15.13
 Arte é Vida, Viva a Vida com Arte 
 Deus é maravilhoso.

Nenhum comentário: