Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 29 de abril de 2009

ESPAÇO SHAMÁ




SOCIEDADE EVANGÉLICA PARA ENSINO E DIVULGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS - ESPAÇO SHAMÁ
Responsável Pr. Gilberto Junior
Aos alunos(as)
NOVO TESTAMENTO
Os quatro evangelhos

Porque foram escritos quatro evangelhos?


Quem foram os seus autores?


E para quem?


No tempo dos apóstolos, havia quatro classes representativas do povo em geral, eram elas: os judeus, os romanos, os gregos, e um corpo formado destas classes que era a igreja. E cada um dos evangelistas escreveu para uma determinada classe.



Os Evangelhos foram divinamente inspirados por DEUS, para se levar as verdades do reino dos céus a humanidade em geral, somente um Evangelho não surtiria o efeito esperado, para apresentar os vários aspectos da personalidade de Cristo, para suprir as necessidades dos povos.

Mateus : relata a vida e as atividades de Jesus, foi escrito para os judeus, apresentando Jesus, como o MESSIAS ( o Rei ) , pois os judeus aguardavam com ansiedade a vinda do MESSIAS prometido no Antigo Testamento.



Marcos, João : considerado o mais antigo dos evangelhos colocando em destaque as atividades e a autoridade de Jesus ensinando, curando e fazendo milagres, anunciando em todas as regiões a vinda Reino de Deus,.foi escrito para os romanos, um povo poderoso e conquistador, onde apresenta Jesus como um Conquistador Poderoso e Servo.



Lucas : relata a vida de Jesus e os seus ensinos, Jesus ensinou multidões, foi escrito para os gregos, apresenta Jesus não somente como o MESSIAS, mas também como salvador e como um idealista, o Filho do Homem.



João : escreveu para os cristãos ( A Igreja do Senhor ), apresentando Jesus como a Palavra de Deus, o Filho de Deus, pois tinha em mente as necessidades dos cristãos quanto a verdade da divindade de Cristo e do Espírito Santo, focalizando um Evangelho mais profundo.

Os primeiros três Evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas são chamados sinóticos ( sinopse ), pois possuem muitas semelhanças, fornece uma vista geral dos mesmos acontecimentos e tendo um plano comum, sendo que se relacionam paralelamente, já o Evangelho de João, foi escrito de uma maneira diferente dos demais tendo um ponto de vista diferente, abaixo uma comparação entre eles:

Na próxima terça, se o Senhor assim nos permirtir, faremos um breve relato histórico da Igreja primitiva, contada no “quinto” livro do Novo Testamento.
Tenham uma ótima semana abençoada e Não faltem.

Pr. Bene Ribeiro
Novo Testamento que quer dizer "Novo Pacto" ou "Nova Aliança" em contraste com a antiga aliança. O vocábulo "testamento" nos é transmitida como uma última vontade e só passa a ter efeito na eventualidade do testador, é assim que o novo pacto entrou em vigor em face da morte de Jesus. escrito originalmente e "grego", entre 45-95 d.C.
Fonte: A SURVEY OF THE NEW TESTAMENT de Robert H. Gundry

Nenhum comentário: