Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pastor Benedito "Bene" Ribeiro e Missª. Ivonete UNIDOS PELA PAZ 2 benegr@yahoo.com.br www.equipeavadecapelania.blogspot.com "A alegria no coração aformoseia o rosto" Pv 15.13 E-mail: benegr@yahoo.com.br


Hermeneutica

Interpretando a Bíblia

"sabendo primeiramente isto,que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação." 2 Pe 1:20

Quando a Bíblia é interpretada, jamais deve-se ser interpretada segundo as nossas próprias idéias, mas sim seguir um conjunto de regras a serem tomadas e seguidas para sua interpretação, aí sim devemos usar o auxílio da "hermeneutica".

Mas o que é "hermeneutica" e porque devemos utiliza-la:
- Hermeneutica significa "interpretação", vem do grego "hermeneo", que quer dizer "explicar", "interpretar", "traduzir".

A hermeutica não se limita somente a área bíblica, é tambem usada em outras áreas tais como na área jurídica (direito), a hermeneutica juridica, portanto é uma arte e uma ciencia, de interpretação de textos.

Portanto observamos que  "hermeneutica" é uma ciencia e tambem uma arte.

Sua metodologia: - Métodos científicos da análise textual.

O próprio Senhor  Jesus usou a pratica da hermeneutica, e assim a interpretação das escrituras sagradas.

"E, começando por Moisés e popr toods os profetas, explica-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras"  Lucas 24.27

Após o seu ministério de 3 anos e meio, Jesus pecebeu que havia a necessidade de explicar as Escrituras a seus discípulos, nota "explica-lhes" - expor a eles, neste versículo Jesus procurou interpretar as Escrituras, percorrendo vários livros da Bíblia, sim foi isto que Ele fez.

todos aqueles que aspiram a esta pratica, ao de ensinar, instruir devem -se habitarem para isto, pois como alguem pode aprender das verdades bíblicas se não tiver alguem para ensinar e colocar em pratica.

" E, correndo felipe, ouviu que lia o profeta Isaías (Eunuco etíope)e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como póderei entender se alguem me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse" Atos 8:30,31

Me explicar, me ensinar (verbo)

"exolicar" é hodegeo _____ guiar _____conduzir ____ instruir

O apóstolo Paulo deixou-nos bem claro que os aue ensinam devem manejar  bem a Palavra, conhecer bem as escrituras.

Nota: Passagens bíblicas difíceis que facilmente podem ser distorcidas, eis a razão pela qual deve-se dar suma importãncia em conhecer bem as regras básicas da interpretação bíblica para descobrir o sentido exato de cada texto, e manejar bem a Palavra.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como pbreiro que não tem o que se enmvergonhar, que maneja bem a palavbra da verdade". 2 Tm 2.15